Possessão Teatral

Depois de tantos ensaios, finalmente fui ver Os Possessos, peça com direção de Antônio Abujamra, o bom e velho Abu, sempre arriscando em novos e audaciosos espetáculos como este. Convidado a dirigir o resultado do projeto Geografia da Palavra, no qual 54 artistas em formação receberam uma bolsa de estudo-trabalho. Eles vêm de diversas partes do Brasil, trazendo a diversidade de vivências para cima do palco com um texto difícil de ser encenado: peça baseada no romance Os Demônios, de Fiódor Dostoiévski, com inspiração na adaptação feita por Albert Camus. É mole? Não é não, mas eles conseguiram. O espetáculo é bonito, engraçado e sempre bastante agudo com relação às críticas sociais e da relação humana, um mergulho pelas almas perturbadas da época pré-revolução russa, mas que pode muito bem ser aplicado à nossa sociedade em plena guerrilha civil.

O estopim da história é a volta de Nicolas Stravroguine, filho da viúva rica Bárbara Stravroguine. O rebento é inconseqüente, vive em meio à pária da sociedade, seduz as mulheres nos salões, faz miséria sob a proteção de sua mãe. Do outro lado, Stepan Vercovenski, um professor que vive uma relação de "sustento financeiro" com Bárbara, forma um grupo revolucionário de revolução contra o tsár russo. Num jogo de intrigas, onde o dinheiro ainda rege as mentes e a maldade é instilada de todos os lados, Nicolas ingressa num grupo revolucionário niilista e começa suas ações descontroladas. Rondam as sombras entre as personagens e a falsidade e a desfaçatez esmagam a bondade e a ingenuidade. Vale a pena conferir. 

Curiosidade: O nome Os Possessos foi tirado de traduções brasileiras de "Бесы", uma delas feita por Augusto Rodrigues. Paulo Bezerra, no prefácio da nova tradução da Ed. 34, com o título "Os Demônios", explica por que é enganoso o título dado anteriormente à obra: "Chamar de possessos ao grupo é tirar-lhes a dimensão demoníaca, transferindo a demônios além deles, que os teriam tomado. Os próprios agentes dessa possessão não a transferem. Possuem-na, possuem-se: eles, e mais nada, são os demônios". Entretanto, a escolha da equipe de Os Possessos foi acertada, visto que o outro título poderia confundir quanto ao verdadeiro "espírito" do espetáculo.
Silviço: Os Possessos. Direção de Antônio Abujamra, com o Coletivo Teatral Commune (Geografia da Palavra). No renovado Espaço Funarte - Sala Guiomar Novaes: Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos - São Paulo. De quinta a sábado, às 20h00 e domingo às 18h00. Grátis, com retirada dos ingressos uma hora antes do espetáculo.

Fontes: Programa de Os Possessos,  Wikipedia e Livraria Cultura.