Como ter fé?

Tristeza, é o que me resta sentir.

Quando mais eu tento ter fé no ser humano, mais ele apronta. Rostos famosos vociferam indignações nas ruas, mas e daí? Por um pouco mais de dinheiro, a alma tá vendida, tá todo mundo meio Fausto ultimamente. Será que ninguém leu e sabe que o moço depois se arrepende de vender a alma pro Asmodeu?

E são muitos motivos para não sorrir: deputados que passeiam às custas da população, alegando estar em palestras e cursos. Tudo muito bem arquitetado. E o Sucre em pé de guerra, por conta de uma Constituição muito da mal-contada. E o Fonte Nova despenca, apesar de todos os avisos anteriores de que o estádio estava caindo aos pedaços. E na madrugada de hoje, mendigo é incendiado em São Paulo. E a Índia inundada. E ninguém faz nada.

Ainda espero motivos para ter fé no ser humano. Quando vejo um projeto social dando certo, uma fagulha de esperança se acende. Quando pessoas me dizem que estão, por exemplo, alfabetizando adultos, alimentando os pobres com doações etc., faísca a fé dentro de mim. Mas ainda é tão pouco. E me decepciono comigo mesmo, que tão pouco também faço.

Mas apesar da tristeza, da revolta e da melancolia, ainda quero ter fé. Tenho esse imenso desejo de sorrir quando vejo um semelhante e saber que ele também faz o bem e não olha a quem. Parece bobo, à beira do infantil, mas ainda luto para que a esperança não morra dentro de mim...