Tá difícil

Entrar nos eixos no ano novo é difícil. Disciplinar-se para cumprir ao menos um pouco do que se imaginou e prometeu às vesperas de 2008 é mais do que complicado. Como no texto de abertura deste ano no Vermelho.Carne, sempre prometemos algumas coisas impossíveis. Mas, de todo modo, algumas coisas precisam ser cumpridas para melhorar, para mudar, para crescer.

A promessa que estou relutando em fazer e que tenho torcida para acontecer é parar de fumar. Tenho que admitir que sou bastante idiota, pois fui geração saúde por muitos anos da minha vida, sei do mal que o tabaco e a nicotina e seus comparsas causam ao organismo, sinto na pele a emoção de não ter fôlego para subir um lance de escada sem ficar esbaforido, mas é tão difícil largar essa muleta. Ainda não tentei a sério parar de fumar. Vejo amigos de anos de nicotina parando de repente, sofrendo bastante, mas colhendo as benesses de estar livre dessa porra. Bem, hei de largar.

Outra promessa é emagrecer. Como ex-geração saúde, também tenho uma imagem minha saudável e outra sedentária. Gosto muito da saudável, fico bem comigo e com o mundo quando estou mais magro. Fico com cara de saudável mesmo, apesar do fumo e de beber de vez em quando (gosto de uma cervejinha). Porém, aprendi a cozinhar e também a apreciar comidas, invento pratos e procuro por restaurantes novos o tempo todo. Comer é uma diversão cultural também e eu simplesmente amo comer. Desde junkie food até naturebas, como de quase tudo. E sou tradutor, o que significa muitas horas à frente do computador, sentadinho, digitando e exercitando a mente. Daí o corpo sofre. Mas estou tentando diminuir o peso do prato na hora do almoço e as besteirias que como o dia todo, que brotam da minha gaveta do escritório. Hei de afinar!

Porém, uma promessa que parece ser mais palpável e que me fará bem já está em andamento: ao menos uma vez por semana ir ao cinema. Largar tudo, esquecer do mundo e entregar meus olhos aos telões da Paulicéia. Os paulistanos tem centenas de salas de cinema à disposição, passando filmes para todas as idades e gostos. Só na minha região conto no mínimo quarenta salas de cinema que exibem desde blockbusters até cinema cult, ou seja, tenho motivos de sobra para levar adiante essa promessa de ano novo. Com mais ou menos R$ 100,00 ao mês consigo cumprir meu objetivo e ainda sobra grana pro café-com-papo após o filme. Hei de assistir muitos filmes!

Acho que também já comentei aqui que sofro de uma espécie de descompensação emocional que me leva a consumir compulsivamente livros. Tenho duas estantes que já estão cuspindo volumes e logo precisarei comprar uma terceira, que nem sei onde vou botar aqui no meu pequeno apertamento. No entanto, não sou um leitor rápido, gosto de degustar, então eles ficam aqui empoeirando e esperando a vez na fila, que não tem uma ordem exata, claro. Às vezes começo um livro que acabei de comprar em detrimento de um que espera há meses ser lido. Então, prometi para 2008 que apenas começarei a comprar outros livros quando ler no mínimo 6 livros que estão na fila dos desesperados. Górki, Faulkner, Yalom, Goethe, Khaled Hosseini (esse emprestado) e Caio Fernando Abreu são os mais cotados. Porém, quem sabe não serão outros? Hei de ler e economizar!

Por fim, quero começar a acordar mais cedo. Sou rei em dormir mais do que posso e sair alucinado pelas travessas paulistanas até chegar ao trabalho. Se acordar mais cedo, consigo tomar café tranqüilo em casa (economia), ler o jornal (informação e cultura), caminhar ao menos 30 minutos por dia (saúde) e ainda chegar no trabalho sem marcas de travesseiro no rosto. Isso eleva a estima e o moral perante os colegas de trabalho, não é mesmo? Então, hei de dormir mais cedo também (ou seja, não devia estar escrevendo às 00h45).

E você, fez muitas promessas para 2008? Quais acha que vai cumprir? Aguardo seus comentário!