Dia do Escritor?


Sim, hoje é o Dia Nacional do Escritor. Figura ainda incompreendida de todos os lados.

Falo por experiência própria. Quando digo que estudo para ser escritor, faço uma pós-graduação para isso, os olhares atônitos e desconfiados se afiam e surge a indefectível pergunta: "É possível se ensinar a escrever?". Há quem abomine a idéia, há quem apenas não acredite no fato de haver um caminho a se trilhar para montar a bagagem necessária para se escrever.

Mas tantos já fizeram isso sem curso...

Sim, abençoados sejam. Aliás, todos podem fazer isso sem curso e, com essa afirmação, eu poderia parecer idiota em pagar para ter um curso que, pela afirmação, seria desnecessário. Porém escrever é o que a gente menos faz em aula, mas sim desenvolvemos a criatividade, aguçamos nossa percepção para estilos e caminhos literários, trocamos experiências sobre literatura e sobre o ato de escrever. Aprendemos com os mestres e com os colegas o valor dessa profissão que é mais do que comercial, é uma profissão de fé no trabalho da escrita.

Por isso eu dou parabéns àqueles que escolheram esse árduo, mas gratificante caminho da palavra. O reconhecimento e a compreensão desses profissionais está por vir e não está longe. Aguardem e confiram...