Alfabetização

(caligrafia síria)

Hoje tive minha primeira aula de árabe. Sim, árabe. Não, você não leu errado.

E por que árabe?

No Centro Cultural Sírio-Árabe de São Paulo (http://www.ccsirio.org/), aqui pertinho (na rua Augusta) eles ministram curso gratuitamente, pagando apenas o material didático. Eis que, num momento de loucura, arrastei meu amigo Tiago para fazermos a inscrição. Muito tranqüilo, após a avaliação das inscrições, começamos o curso.

Tenho uma tara, confesso, por idiomas. Nunca na minha vida, porém, pensaria que começaria um curso de árabe clássico. Esse curso é destinado para a aprendizagem da escrita e da leitura, pouco voltado para a conversação. Mas provavelmente não vou querer falar árabe, mas ler já será bastante interessante.

Hoje aprendemos quatro letras e já foi bastante divertido desenhá-las no caderno. Aliás, caderno que começa de trás para frente, da última capa para a capa, pois o árabe lê assim e escreve da direita para a esquerda. Olha só que coisa, vou trabalhar a coordenação motora, pois os desenhinhos não são fáceis. A professora, Umaina, síria que fala um bom português, desenhou-as pacientemente, explicando os primeiros por quês do idioma.

Estou bastante feliz com esse novo curso e de agora em diante vou sempre comentar algo aqui no Vermelho.Carne. Salamalekum!!!