Seus direitos

Esse eu roubei lá da Prensada, blog que eu não perco nunca. Um vídeo sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, feito por duas organizações (U.S. Campaign for Burma e Human Rights Action Center.

Seguem o vídeo e o texto que traduzi, livre como os direitos humanos que me competem também.

Aproveitem:
 

"Todo homem, mulher e criança na Terra nascem livre e iguais em dignidade e direitos.

Somos irmãos e irmãs neste mundo.

Temos razão e consciência e devemos ser amáveis uns com os outros.

São facultados a todos os direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, independente de idade, gênero, raça, religião, concepção política, cor, nacionalidade, riqueza, idioma, crenças, local de nascimento, tradições, economias, peso, pele, estilo, pensamentos, sentimentos, corte de cabelo, diferenças, tamanho, estilo de vida, peso, preferência, orientação ...

Você tem o direito de viver em liberdade e segurança.

Ninguém tem o direito de tratar você como escravo ou torturar você.

A lei é a mesma para todos. Você tem o direito a proteção legal. Você tem o direito a julgamento justo e público.

Ninguém pode ser preso, encarcerado ou exilado sem um bom motivo. Você é inocente até que se prove ao contrário. Você tem o direito à privacidade, à liberdade de ir e vir, ao gozo da liberdade sem perseguição em outros países, a uma nacionalidade.

Você tem direito de casar e ter uma família, seu governo deve proteger sua família. Você deve ter o direito de possuir bens e posses.

Você tem o direito de pensar o que quiser e falar o que desejar, a professar sua fé livremente e se organizar de forma pacífica.

Você tem o direito de fazer parte dos assuntos políticos de seu país. Os governos devem ser votados segundo as regras e todos os votos são iguais.

A Sociedade na qual você vive deve ajudar você a se desenvover.

Você tem o direito de trabalhar e a um salário justo. Cada dia de trabalho não deve se estender demais. Você tem o direito de esperar um padrão de vida decente.

Você tem o direito de ir à escola. A educação deve esforçar-se para promover a paz e a compreensão entre todas as pessoas.

Você tem o direito de participar das artes e ciências de sua comunidade.

Você deve respeitar a ordem social que seja necessária para esses direitos estarem disponíveis. Você deve respeitar os direitos alheios, a comunidade e os bens públicos.

Ninguém deve tentar, de maneira nenhuma, destruir os direitos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As pessoas precisam conhecer seus direitos. Peça para seu governo colocar esse documento, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em todos os passaportes."