O laço

Para T.

Toda relação é feita como um laço. Às vezes mais frouxo, por vezes apertado, mais sempre um laço. São duas voltas, duas pontas. Quando o relacionamento é duradouro, muitas vezes esse laço fica tão forte que parece ser impossível desatá-lo, mesmo que muitas tesouras e lâminas passem por seus fios, ferindo, desfiando. Porém, ele ainda está lá, laço como ele só. Não à toa dizemos "laços matrimoniais", "laços sanguíneos", "laços familiares".
Um dia, porém, esses laços podem ser temporariamente "desfeitos": seja por uma briga, por um distanciamento inoportuno e, não raro, por uma viagem. E as pessoas talvez fiquem com a sensação de que aquele que vai sofrerá menos, terá menos o que sentir, menos dor para enfrentar. 
Porém, o laço é idêntico. Uma fita apenas, sem divisões. Quando cada ponta é puxada e o laço de desfaz, o sofrimento pode ser igual, tão forte que as partes se desesperam. Nesse momento, a calma se faz imperiosa, ainda mais quando essa separação significa apenas uma distância temporária e que trará, quando do seu fim, felicidade de ambos os lados do laço. Que novamente será refeito, muitas vezes tão mais intenso que ao olhar para trás, para todo o sofrimento do laço desfeito, um sorriso despontará aliviado no rosto de todos. Pense nisso...