Ar yu redy?


Lembrem-se deste nome: Gabourey Sidibe. A ilustre desconhecida pode brilhar no próximo Oscar por ter encarnado Claireece Precious Jones, a Preciosa que dá título ao filme de Lee Daniels, inspirado no livro de Sapphire. Considerado um dos filmes mais fortes de 2009, entra para o rol de produções de certa forma despretensiosas e independentes que ganham brilho por tratar de temas reais, reais até demais para quem não está preparado. 
Então não perca tempo. Mas se prepare, pois o filme é uma bomba.
No Harlem de 1987, Precious é uma adolescente negra de 16 anos que, grávida e já mãe de uma filha, não consegue se desenvolver na escola. Mas esse é o menor problema dela: sua mãe nutre um ódio doentio pela filha (por motivos revelados no filme) e aproveita-se da situação dela para viver às custas da assistência social. Ela não tem o amor de ninguém, é obesa e sonha em ter outra vida. Enquanto isso não acontece, ela sofre com sua mãe (a impagável Mo'Nique, premiada com o SAG Awards e o Globo de Ouro de atriz coadjuvante). Quando Precious é chamada pela diretora da escola e encaminhada para uma escola alternativa que trata de adolescentes com problemas, ela conhece a professor BluRain (Paula Patton) que apoia Precious em sua vida amargurada.
Paro por aqui para não revelar mais nada do filme. Pois ele merece ser visto e revisto, até mesmo pela (surpreendente) boa atuação de Mariah Carey no papel de assistente social e de Lenny Kravitz como enfermeiro. Mas se eles não estivessem, Gabourey já teria dado seu show particular.

Clique aqui para o site oficial do filme.