Torta madalena com frango

Cheguei de Minas atacado para cozinhar, depois de tanta coisa boa que comi lá. Lembrei de uma receitinha muito fácil e gostosa aprendida quando vim morar sozinho e que dá muito certo: a torta Madalena. Não sei ao certo porque o nome "Madalena", mas sei que é um pecado de gostosa e passo a seguir a receita da bendita que fiz (de frango, mas pode ser de carne, de queijo e presunto ou do que você desejar como recheio):

Coisinhas para preparar:

1 peito de frango grande

5 a 7 batatas grandes descascadinhas
Duas colheres de sopa de manteiga
Um copo americano de leite
1/2 colher de amido de milho (Maizena)
Preparado de ervas finas
1,5 pimentão verde
1 média cebola picadinha
Sal e temperos a gosto
1 pacotinho de queijo parmesão ralado
Alho frito para decorar

1 pacote de batata palha para acompanhamento

Mão na massa:

Numa panela com óleo ou azeite, frite por dois ou três minutos o frango, depois despeje na panela água até cobrir o frango. Acrescente o preparado de ervas finas (aqueles que vendem em saquinho ou potinho em qualquer mercado) e cozinhe bem o frango.

Coloque numa panela as batatas descascadas com água para cozinhar. Depois de cozidas, amasse para fazer um purê de batatas comum. Reserve.

Tire o frango da panela, mas não jogue fora aquela água que o frango soltou junto com as ervas finas. Reserve essa água e desfie o frango.

Nessa mesma panela frite o pimentão e a cebola em uma colher de azeite, acrescentando a água tirada do frango. Quando estiver bem fritinho, acrescente o frango desfiado, tempere a gosto com sal e temperos mil até que o frango tenha pegado bem os temperos.

Na panela que foram cozidas as batatas (pra não sujar muita panela), derreta as duas colheres de margarina, acrescente as batatas espremidinhas, mexa e coloque o copo de leite e a meia colher de amido de milho, para dar firmeza para o purê.


Agora, vamos montar:

Num refratário, passe uma camada de purê com uma colher de sopa (não sei por que, mas grudam menos no purê), cubra com o frango pronto, passe mais uma camada de purê até acabar. No fim, jogue o restante do frango (o purê tende a acabar antes) sobre a última camada de purê, depois cubra com o queijo parmesão e, para dar um toque gostosinho, jogue o alho frito sobre tudo. Coloque no forno pré-aquecido por 10 minutos e está pronto. Depois, é só cortar como uma torta mesmo e servir com batata palha ou com o acompanhamento que desejar.

Quero saber de quem experimentar se ficou bom, se foi aprovado pela família, pelo(a) namorado(a) ou pelos amigos. Espero seus comentários!

Bon apetit...