Prazeres da Boca

r-sp-melhorbolo_r Um dos grandes prazeres da vida, para usar mais um clichê, é comer. E como se come bem em São Paulo não é novidade para ninguém. Hoje tive uma grata surpresa ao conferir um lugarzinho pequenino, no meio do bairro dos Jardins, onde se refestela a "nobreza" paulistana com ofertas pra lá de cosmopolitas. Tem de tudo nessa região, inclusive O melhor bolo de chocolate do mundo. Isso mesmo, e essa é uma história (e não piada) de português.

Carlos Braz Lopes largou sua carreira bem-sucedida de economista e administrador de empresas em Lisboa para fazer o que realmente gostava: cozinhar. Em 1987 abriu seu primeiro restaurante em Lisboa, no Mercado de Santa Clara (digamos, a versão lisboeta do nosso Mercado Municipal), trazendo receitas que coletou em suas viagens para fora do país. Dentre essas receitas, um modesto bolo de chocolate que, na hora do preparo, desandou. Mesmo assim (e para sorte de Braz), o bolo foi para o cardápio e voilá: estava feito o que os amigos de seu restaurante chamam de "o melhor bolo de chocolate do mundo". O bolo fez tanto sucesso (muito mais que os outros pratos do restaurante), que o empresário d'Além-Mar precisou abrir uma confeitaria apenas para servir o doce. E com isso fez história... não apenas em Portugal, pois os brasileiros que conheciam o tal bolo começaram um boca-a-boca que funcionou: hoje temos a primeira filial da doceria fora de Lisboa.

E fui experimentar o tal bolo, para comprovar a "expressão" (de acordo com a sócia brasileira, a jornalista Celina Dias, o nome não é uma afirmação pretensiosa, mas sim uma expressão divertida). E não deu outra: na primeira garfada no bolo (que tem o precinho salgado de R$ 7,50 a fatia) comecei a rir, uma felicidade infantil me acometeu, como se fosse a primeira vez a experimentar um doce. A iguaria é realmente impressionante, um bolo leve, que não vai farinha de trigo (a única coisa que os funcionários revelam da receita) e tem cobertura do chocolate francês Valrhona, exigência da filial lusitana para que o bolo aqui ficasse igualzinho o de lá.

Se continuar tão delicioso, essa doceria tem grandes chances de se expandir e, de acordo com Celina Dias (no site Guia da Semana, para saber mais, clique aqui.), pode abrir outras filiais pelo Brasil. Vale a pena se render ao melhor bolo de chocolate do mundo.