Musicalizando

juke.jpgMeus amigos sempre são bastante generosos comigo com relação à música. Não sou um entendedor, vou ouvindo e gostando das coisas, vicio em algumas, abandono outras. Descubro algumas e volto a outras sem medo da nostalgia. Nos últimos tempos tenho me dedicado a alguns grupos e cantores de forma despreocupada, sem me preocupar com clima, apenas com o que meus ouvidos dizem, às vezes um sonoro "sim", outras vezes retumbantes "nãos".

No meu set (palavra chique e estrangeira para aquela listinha de músicas que para você faz o maior sucesso) estão:

  • 2raumwohnung: grupinho de pop rock alemão que realmente vale a pena, como um outro que já comentei aqui (ou lá no antigo blog), o Wir Sind Helden. Porém, esse é mais romantiquinho, mistura umas coisas de música eletrônica, é bem legal. O disco Melancolisch Schön vale pela inovação: tocam até bossa nova.
  • Rita Ribeiro: descobri há pouco que já gostava dessa maranhense nas suas musiquinhas mais melosas que tocam sem parar na rádio Nova Brasil FM, aqui de Sampa. Porém, já comentei aqui no VC, o disco que me pegou foi Tecnomacumba, de 2004, um projeto no qual ela mistura candomblé, umbanda, rock e música eletrônica. Fui ao último show desse projeto na sexta-feira passada, no Sesc Pompéia, e foi lindo. O que tinha de macumbeiro não está escrito no gibi [risos].
  • Rosa Passos: aos poucos vou descobrindo essa moça toda bossa, que o Tiago (Cartas e Aquarelas) me apresentou na semana passada, ao tomarmos um café. Tocou, ele comentou e eu fui atrás. Voz de mel tem a moça e sempre muito bem acompanhada de músicos. Vou dar uma olhada na biografia ainda.
  • Mika: o libanês Mika, com sua voz e trejeitos freddiemercurianos, tem músicas ótimas em seu único CD, Life in a Cartoon Motion e tantas outras regravações que não estão em álbuns específicos. Esperamos o próximo CD, Sr. Penniman.
  • Amy Winehouse: a moçoila londrina dispensa comentários. A branquela com voz de negra americana já é um frisson ambulante. Não pôde ir ao Grammy por conta das confusões que arranja (seu visto foi negado), mas ganhou cinco prêmios na festa, só de longe. É mole?
  • Chico Buarque, Elis Regina, João Bosco, Zélia Duncan são aqueles que não precisam de apresentação e sempre estão por perto.

E vocês, que têm ouvido?