Em busca do sol

cid.jpgAcabei há pouco a leitura de "A Cidade do Sol", de Khaled Hosseini (tradução de Maria Helena Rouanet), e novamente insisto: os best sellers podem muito bem ser good books. Novamente, o drama se passa no Oriente Médio, Afeganistão, o assunto mais em voga ultimamente depois da queda do dólar. Mesmo os talibãs tendo perdido muito do seu poder, suas marcas nesse país são indeléveis, tanto que o retrato que Hosseini imprime no livro nos dá a impressão de que aquela época de trevas não cessaria nunca.

Entretanto, a história agora se concentra no drama feminino frente ao mundo islâmico. Assunto delicado, foi tratado com muita clareza pelo autor, de origem afegã, e também com muita propriedade. Traz a história de duas mulheres: Mariam, uma jovem que vive com a mãe solteira, amarga pelos acontecimentos de sua vida e que sonha em viver com o pai, homem de posses e que a visita de quando em quando. Além de Mariam, o livro conta também a história de Laila, filha de um professor, que tem uma visão mais aberta e liberal de sua condição e de seu papel na sociedade muçulmana. A vida dessas mulheres é marcada pelas tradições, pelo medo, pelos amores e vicissitudes das mulheres do Islã.

O livro é uma ficção e traz consigo, implícito, aquele aviso de que qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência. Porém, nesse caso, cada página poderia muito bem trazer a história real, de mulheres reais, com sofrimentos e alegrias bastante verdadeiros. Vale a pena conferir.

PS.: Obrigado, Tiago.