Memê literário

A linda Flavinha, do Sabe de Uma Coisa?, me laçou para um memê que será uma delícia de fazer. 5 livros que marcaram a vida e um que só leria amarrado, obrigado e contrariado. Será uma tarefa prazeirosa, mas bastante difícil para cumprir.

O Perfume, de Patrick Süsskind. Foi o livro que me abriu as portas da literatura. Foi best seller nos anos 80 e ainda sobrevive, com filmagem recente por Tom Tywker (comentei sobre o livro e sobre o filme em algum lugar do Vermelho.Carne).

Os Budenbrooks, de Thomas Mann. Numa viagem para Paraty engoli esse livro com prazer imenso. Quero relê-lo em breve, pois acredito que não sorvi tudo que podia do catatau. História do declínio de uma tradicional família alemã, retrato do século XVIII e XIX, e um retrato da própria família de Mann.

Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez. Um clássico que merece ser lido e relido. Um dos trechos que me marcou foi o enterro de Maurício, com suas borboletas amarelas.

A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera. Arrisquei a leitura desse moço, pois já havia ouvido muito falar da obra. No início confesso que me deu bastante preguiça. Porém a história é fantástica, me fez repensar muito a minha vida e a minha relação com o mundo. Qualquer um que queira dar um passo na direção do autoconhecimento (olha só, não é auto-ajuda. Muito pelo contrário... rs)

Não Veras País Nenhum, Ignácio de Loyola Brandão. Esse deveria ser o primeiro da lista, pois tenho Ignácio como um verdadeiro mentor literário. Um dos grandes contistas e romancistas vivos brasileiros, seu público é muito variado, de crianças a idosos, passando pela juventude que luta por uma vida melhor. A história, escrita há 25 anos, foi prenunciadora das catástrofes ambientais que hoje se instalam. Imaginem, naquela época ecologia ainda era um mistério aqui no Brasil e Ignácio saiu na frente: fez das realidades paulistanas e brasileiras um grande romance fantástico.

Que coisa complicada de fazer, gente. Ficou um bocado de fora, mas foram os que vieram à mente agora.

Agora, aquele mais periclitante:

O Segredo, nem sei o nome da autora. Auto ajuda total. Ou como algumas livrarias famosas preferem "Autodesenvolvimento". Pode?

HAVIA ME ESQUECIDO! Passo a bola para Tiago, Lunna, Clebs, David e Marcão, o professor.