Algumas coisas se explicam, outras...


Hoje é meu aniversário. Acho que nunca comecei um texto aqui com uma frase tão plana, lisa. E ao mesmo tempo de significados tão intensos que fica difícil lê-la com imparcialidade. Pensa-se em parabéns e  talvez seja merecido, pois neste mundo de cabeça para baixo vence-se a cada dia.
Mas hoje é meu aniversário. E não é dia de escrever coisas tristes ou pensativas, mas de comemorar. Comemorar que há 30 anos um casal me escolheu para ser seu filho e apostou em mim todas as fichas. Que desde meu último aniversário acordei nos últimos 365 dias, levantei e fui cumprir minhas obrigações. Que curti esses dias com pessoas maravilhosas, que amo muito. Com as que estão bem pertinho. E com aquelas que estão longe. Que no meio desse caminho realizei um sonho e conheci a Terra dos Teutos. E lá conheci outras pessoas muito maravilhosas, me decepcionei com outras que mal conhecia, mas a vida continuou bela. Que voltei em segurança e vi o sol nascer na Costa do Marfim por uma janelinha bem pequena e chorei. Que nesse meio tempo traduzi um livro, diversas matérias de revistas e muita coisa chata, mas que me deixaram feliz pelo desafio aceito e cumprido. Que a cada dia 29 de outubro, desde 1966, comemora-se o dia nacional do livro o que, para alguém como eu, tem um significado mais que especial. Que meu primeiro presente, na véspera, foi exatamente um livro sobre tradução de uma pessoa realmente especial. Que hoje recebi uma ligação da minha avó no alto de seus 77 anos, linda e de cabelos branquinhos, me abençoando e desejando felicidades. E também um e-mail de uma família especial que me recebera com tanto carinho lá tão longe. E que completei três décadas com muita felicidade e orgulho de quem sou.
Por isso digo que hoje é meu aniversário. E o que se sente nesse dia não se explica. Nem se deve explicar...